
Apesar de muito popular e bastante utilizado em países como Estados Unidos, Chile, Japão, Canadá e Argentina, o LSF (Light Steel Frame/Framing) ainda está na fase de conquista do seu espaço aqui em Portugal. Sendo utilizado em substituição à alvenaria tradicional, o LSF Aço Leve apresenta inúmeras vantagens. Para que você entenda todos estes benefícios, trazemos hoje uma comparação entre LSF Aço Leve e Alvenaria Comum. Se você ainda não conhece o sistema de construção em LSF Aço Leve, não se preocupe: também definiremos este conceito estrutural. Acompanhe e boa leitura!
Afinal, o que é Light Steel Frame?
O LSF (Estrutura em aço leve) é considerado um dos sistemas estruturais mais modernos e sustentáveis do mundo. Trata-se de uma estrutura em aço galvanizado com algumas características interessantes: é anticorrosivo, sustentável, imune a fungos e cupins e pode ser rapidamente construído. O resultado final dos projetos em LSF Aço Leve são bem semelhantes aos da Alvenaria comum, porém, com muito mais resistência e sustentabilidade.
[Leia mais] O que é Steel Frame e suas vantagens
Os perfis de aço galvanizado trabalham em conjunto para a sustentação da estrutura do projeto, porém, para a finalização do processo contam com isolamentos termoacústicos, revestimentos em placas externas e internas e forros. Aliás, por se tratar de um sistema totalmente feito à medida, os clientes têm a possibilidade de gerir os riscos e evitar perdas, em qualquer parte do projeto.
LSF Aço Leve ou Alvenaria Comum?
Leia de seguida uma comparação completa entre o sistema LSF Aço Leve e a Alvenaria tradicional:
FUNDAÇÕES
Enquanto o custo da fundação na alvenaria tradicional representa quase 15% de toda a construção, no LSF este custo reduz-se a 7%. A fundação para alvenaria possui distribuição em cargas pontuais, enquanto no Aço Leve a carga é linear.
PORTAS, JANELAS E PAREDES
No sistema de alvenaria, a precisão das portas, janelas e paredes define-se em centímetros, o que pode causar irregularidades no futuro do projeto. No Aço Leve, esta precisão é milimétrica.
MATÉRIA PRIMA UTILIZADA
O Light Steel Framing é totalmente sustentável. Não são utilizados, por exemplo, materiais nocivos ao meio ambiente como tijolos, cimento, areia, etc. Já nos projetos em alvenaria, é sabido que todos estes materiais são partes integrais do processo de construção, impactando diretamente o meio ambiente.
DURABILIDADE
No que toca à questão da durabilidade, ambos os processos construtivos apresentam longevidade, porém, a do LSF é bem mais significativa. Enquanto na alvenaria a durabilidade estima-se em 30 anos, para o LSF ela pode chegar aos 250 a 300 anos.
ESTRUTURA
Nos projetos em alvenaria, as estruturas assentam em cimento armado que, para qualidade total, dependem de fatores como matéria-prima, humidade do ar, mão de obra qualificada e temperatura. No LSF, a qualidade é total devido à utilização de aço galvanizado (matéria-prima com qualidade reconhecida internacionalmente, inclusive com certificação).
ISOLAMENTO TÉRMICO
As construções em alvenaria comum não possuem bons isolamentos térmicos; este é quase mínimo. Com isso, não se consegue isolar a passagem de calor e frio, gerando altos custos para a manutenção de temperaturas adequadas. Utilizando o sistema LSF, há um isolamento térmico máximo – que está diretamente relacionado à aplicação de lã de vidro em todas as paredes do projeto.
Para quem está a pensar em criar um novo projeto de construção ou na renovação/ampliação de imóveis mais antigos, apostar no Light Steel Frame pode representar uma construção totalmente moderna, sustentável e duradoura. A ConfortAço é especialista na elaboração de projetos em Light Steel Frame, contando com o suporte de uma equipa técnica altamente qualificada e experiente.
Para saber um pouco mais sobre as soluções que temos para si, entre em contato através do nosso formulário AQUI ou pelo telemóvel +351 919 791 953.